Instituto Padrão Avalia Cenário Eleitoral em Anapurus MA

Instituto Padrão Avalia Cenário Eleitoral em Anapurus MA - Instituto Padrão - Pesquisa de Opinião Pública

Instituto Padrão Avalia Cenário Eleitoral em Anapurus MA

 

O Instituto Padrão realizou uma pesquisa para avaliar o cenário eleitoral na cidade de Anapurus (MA), para o pleito de 2024.

O levantamento também quis saber como a gestão municipal é vista pelos munícipes, apresentando os apontamentos citados pelos entrevistados.

Foram entrevistadas 282 pessoas, tanto da zona urbana quanto rural, entre os dias 28 e 29 de junho, com perguntas espontânea e estimulada. A margem de erro é de 5,8% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Divulgação de pesquisa fora do período eleitoral não necessita de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral.  Instituto tem de ser registrado junto ao Conselho Regional.

O relatório final da pesquisa traz uma análise técnica sobre o potencial de voto de cada candidato, apresentando três cenários de intenções de voto estimuladas.

Também abrange a rejeição limitada e individual e o potencial de imagem.

A mesma pesquisa será realizada também em Açailândia MA, Rorainópolis RR e Montes Claros MG.

A pesquisa completa está disponível pelo WhatsApp 098 98912 7887

Padrão - O Instituto Padrão está registrado no Conselho Regional de Estatística da 5ª, 6ª e 7ª Regiões, nº 8338, atuando em todo o país, com sede em Boa Vista/RR, filiais em Montes Claros (MG) e São Luis MA.

É uma empresa sólida, com mais de 10 anos de experiência e integrante do Grupo Inope Excelência, (www.inope.com.br) que atua no mercado de pesquisas há quase 20 anos.

Todas os levantamentos do grupo são comandados pelo Cientista Político Ednaldo Sousa, que também é Sociólogo, Químico, Físico, Pedagogo, Graduado em Gestão de Partidos Políticos, Especialista em Marketing Político e Eleitoral, Pós-Graduado em Psicologia Social, em Análise de Comportamento, Psicanálise, Educação Infantil e Metodologia no Ensino de Matemática e Física.  Tem 20 anos de experiência em Pesquisa Política.


Resultados 

 

 Intenção de voto para Prefeito (Espontânea)



Intenção de voto para Prefeito (Estimulada) 1º cenário

 


Intenção de voto para Prefeito (Estimulada) 2º cenário

 

Intenção de voto para Prefeito (Estimulada) 3º cenário

 

 

 

 Rejeição Limitada

 

 


Potencial de Voto do Dr. Tânios

 

 

 

 Potencial de Voto do Ademar


 

Potencial de Voto do Jordan

 

Potencial de Voto da Rejania Souza

 


Considerações Técnicas

 

Cenário Eleitoral

A cidade de Anapurus, segundo dados deste estudo, mostra um cenário eleitoral movimentado com nomes bem definidos para a disputa eleitoral de 2024. A pesquisa espontânea aponta que 27,3% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar, o que indica que mais de dois terços dos entrevistados já têm suas preferências eleitorais para as eleições a prefeito. A seguir, podemos acompanhar mais detalhes deste estudo.

 Dr. Tânios

Com 82,62% de potencial de voto e apenas 4,61% de rejeição, o pré-candidato Dr. Tânios tem um elevado índice de aprovação. Podemos destacar esses resultados através de uma análise mais segmentada para entender como se divide o potencial de voto de Dr. Tânios

 Faixa etária:

- Na faixa etária de 16 a 24 anos, observa-se um potencial de voto relativamente alto, com 38,46% dos jovens afirmando que poderiam votar em Dr. Tânios e 48,72% declarando que votariam com certeza.

- Já entre os adultos de 25 a 44 anos, o potencial de voto é ainda maior, com 31,03% considerando votar nele e 56,03% afirmando que votariam com certeza.

Gênero:

- Entre o público feminino, há uma receptividade considerável ao candidato Dr. Tânios, com 32,14% afirmando que poderiam votar nele e 50% declarando voto com certeza.

- Entre o público masculino, o potencial de voto é ainda mais expressivo, com 28,17% considerando votar nele e 54,93% afirmando voto com certeza.

 Escolaridade:

- Dr. Tânios apresenta um bom potencial de voto em todas as faixas de escolaridade analisadas. Entre os analfabetos até o Ensino Fundamental Completo, 25,33% afirmaram que poderiam votar nele e 56% declararam voto com certeza.

- Entre aqueles com Ensino Médio Incompleto/Completo, 36,21% consideram votar nele e 46,55% afirmam voto com certeza.

- Já entre os com Ensino Superior Incompleto/Completo, 31,25% poderiam votar nele e 62,5% votariam com certeza.

 Faixas salariais (em relação ao salário-mínimo):

- Na faixa de até 1 salário-mínimo, o potencial de voto é significativo, com 28,94% considerando votar nele e 53,19% declarando voto com certeza.

- Entre aqueles que recebem mais de 1 a 2 salários-mínimos, o potencial de voto é ligeiramente menor, com 37,14% considerando votar nele e 48,57% declarando voto com certeza.

- Já entre aqueles que recebem mais de 2 a 5 salários-mínimos, o potencial de voto recua novamente, com 36,36% considerando votar nele e 45,45% afirmando voto com certeza. É importante ressaltar que não há informações sobre o percentual de rejeição nessa faixa salarial, o que abre possibilidade para o pré-candidato entender melhor as demandas desse segmento e tentar uma aproximação com demandas que sejam do interesse desse público, a fim de aumentar seu capital político.

- Quanto aos entrevistados que recebem mais de 5 salários-mínimos, o percentual de pessoas que votariam com certeza em Dr. Tânios é de 100%.

 Rejeição (Não Votaria de Jeito Nenhum):

- Entre todas as categorias analisadas, a rejeição ao candidato Doutor Tânios é relativamente baixa. As maiores taxas de rejeição estão entre o público masculino (7,04%) e os adultos de 60 anos ou mais (12,50%). É importante notar que a taxa de rejeição varia significativamente em diferentes categorias e faixas, inclusive chegando a zero como é o exemplo de pessoas com ensino superior incompleto/completo e aqueles que ganham acima de 2 salários-mínimos.

 Recomendações:

Dr. Tânios apresenta uma relevante aprovação em todos os segmentos, no entanto é necessário que ele entenda as necessidades de cada segmento para solidificar sua presença e capital político. Entender que cada grupo social tem demandas próprias, pode ser a chave para uma campanha de sucesso para Dr. Tânios.

Ademar

Apresenta um potencial de voto de 32,98% e uma rejeição de 47,87%, números que iremos analisar a seguir para entender em quais segmentos se dividem:

 Faixa etária:

- Entre os jovens de 16 a 24 anos, o potencial de voto contempla 17,95% considerando votar nele e 2,56% afirmando voto com certeza.

- Já entre os adultos de 25 a 44 anos, o potencial de voto é maior, com 25,86% considerando votar nele e 7,76% declarando voto com certeza.

- Na faixa etária de 45 a 59 anos, Ademar tem um leve acréscimo, com 18,99% considerando votar nele e 15,19% declarando voto com certeza.

- Entre os idosos com 60 anos ou mais, o potencial de voto é mais relevante, com 27,08% considerando votar nele e 12,50% afirmando voto com certeza. Isso evidencia sua maior capilaridade político entre os públicos com mais idade.

Gênero:

- Tanto entre o público feminino quanto entre o público masculino, Ademar recebe um potencial de voto considerável. Entre as mulheres, 23,57% consideram votar nele e 10,71% afirmam voto com certeza. Já entre os homens, 22,54% consideram votar nele e 9,15% declaram voto com certeza.

Escolaridade:

- Entre os analfabetos até o Ensino Fundamental Completo, 19,33% consideram votar nele e 9,33% afirmam voto com certeza.

- Entre aqueles com Ensino Médio Incompleto/Completo, 29,31% consideram votar nele e 11,21% declaram voto com certeza.

- Já entre os com Ensino Superior Incompleto/Completo, 18,75% consideram votar nele e nenhum indivíduo declara voto com certeza.

Faixas salariais (em relação ao salário-mínimo):

- Na faixa de até 1 salário-mínimo, seu potencial de voto mostra um percentual de 23,40% considerando votar nele e 8,94% declarando voto com certeza.

- Entre aqueles que recebem mais de 1 a 2 salários-mínimos, o potencial de voto também é relevante, com 20% considerando votar nele e 11,43% afirmando voto com certeza.

- Já os que recebem mais de 2 a 5 salários-mínimos, 27,27% disseram que poderiam votar nele e 27,27% disseram que votariam com certeza.

- Entre aqueles que recebem mais de 5 salários-mínimos, todos os indivíduos afirmam não considerar e nem votar com certeza em Ademar.

Rejeição (Não votaria de jeito nenhum):

- A rejeição ao candidato Ademar varia em diferentes categorias, sendo mais alta entre os adultos de 25 a 44 anos (50%) e de 45 a 59 anos (48,10%). A taxa de rejeição mantém-se alta em outras faixas etárias e grupos, o que pode ser um entrave na possível candidatura de Ademar.

 Recomendações:

Diminuir a rejeição deve ser a principal preocupação de Ademar, é preciso um estudo qualitativo com informações mais aprofundadas para entender o motivo da sua rejeição frente ao eleitorado, para então buscar estratégias para reverter essa situação com uma comunicação objetiva e envolvente, além de propostas que vão ao encontro às necessidades dos munícipes.

Jordan

Segundo os dados do estudo, Jordan apresenta 26,60% de potencial de voto e 28,37% de rejeição, vale destacar que 36,17% afirmaram não o conhecer suficiente para opinar, o que pode indicar que ele é um nome relativamente desconhecido pelo eleitorado. A seguir, podemos ter as informações mais detalhadas.

 

 

 Faixa etária:

- Entre os jovens de 16 a 24 anos, Jordan apresenta um potencial de voto relevante, com 23,08% considerando votar nele e 7,69% afirmando voto com certeza.

- Já entre os adultos de 25 a 44 anos, o potencial de voto é reduzido, com 18,97% considerando votar nele e 0,86% declarando voto com certeza.

- Na faixa etária de 45 a 59 anos, Jordan recebe um apoio considerável, com 31,65% considerando votar nele e 2,53% declarando voto com certeza.

- Entre os idosos com 60 anos ou mais, o potencial de voto é moderado, com 22,92% considerando votar nele e 4,17% afirmando voto com certeza.

Gênero:

- Entre o público feminino, Jordan recebe um potencial de voto modesto, com 13,57% considerando votar nele e 2,14% afirmando voto com certeza.

- Já entre o público masculino, o potencial de voto é mais variado, com 33,8% considerando votar nele e 3,52% declarando voto com certeza.

Escolaridade:

- Entre os analfabetos até o Ensino Fundamental Completo, 19,33% consideram votar nele e 4% afirmam voto com certeza.

- Entre aqueles com Ensino Médio Incompleto/Completo, 28,45% consideram votar nele e 1,72% declaram voto com certeza.

- Já entre os com Ensino Superior Incompleto/Completo, 31,25% consideram votar nele e nenhum indivíduo declara voto com certeza.

Faixas salariais (em relação ao salário-mínimo):

- Na faixa de até 1 salário-mínimo, Jordan recebe um potencial de voto considerável, com 20,43% considerando votar nele e 3,40% declarando voto com certeza.

- Entre aqueles que recebem mais de 1 a 2 salários-mínimos, o potencial de voto é relevante, com 28,75% considerando votar nele e nenhum indivíduo afirmando voto com certeza.

- Para aqueles que recebem mais de 2 a 5 salários-mínimos, 81,82% consideraram votar nele e nenhum indivíduo afirmou voto com certeza.

- Entre aqueles que recebem mais de 5 salários-mínimos, todos os indivíduos disseram que não consideravam e nem votariam com certeza em Jordan.

Rejeição (Não votaria de jeito nenhum):

- A rejeição ao candidato Jordan é variada em diferentes categorias, sendo mais alta entre aqueles com 60 anos ou mais (37,50%), ensino superior completo/incompleto (37,50%) e que recebem mais de 5 salários-mínimos (100%). No entanto, precisamos levar em consideração o alto número de pessoas que não o conhecem suficientemente para opinar, que chega a 46,43% entre o público feminino.

 Recomendações:

Jordan precisa se tornar mais conhecido no município, uma parte considerável do eleitorado não o conhece o suficiente para opinar, o que evidencia sua ausência do debate político. Para reverter essa situação, um plano de marketing voltado para potencializar a imagem de Jordan seria essencial.

Rejania Souza

Rejania apresenta 23,05% de potencial de voto e 47,16% de rejeição. Os dados para entender como esses números estão distribuídos, podem ser analisados a seguir.

Faixa etária:

- Entre os jovens de 16 a 24 anos, 28,21% consideram votar nela e 2,56% afirmam voto com certeza.

- Já entre os adultos de 25 a 44 anos, o potencial de voto apresenta decréscimo, com 24,14% considerando votar nela e 2,59% declarando voto com certeza.

- Na faixa etária de 45 a 59 anos, Rejania Souza continua diminuindo o potencial de voto, com 20,25% considerando votar nela e nenhum indivíduo declarando voto com certeza.

- Entre os idosos com 60 anos ou mais, o potencial de voto tem seu menor índice, com 10,42% considerando votar nela e 2,08% afirmando voto com certeza.

Gênero:

- Entre as mulheres, 17,86% consideram votar nela e 2,14% afirmam voto com certeza. Já entre os homens, 24,65% consideram votar nela e 1,41% declaram voto com certeza.

Escolaridade:

- Entre os analfabetos até o Ensino Fundamental Completo, 18% consideram votar nela e 1,33% afirmam voto com certeza.

- Entre aqueles com Ensino Médio Incompleto/Completo, 25% consideram votar nela e 2,59% declaram voto com certeza.

- Já entre aqueles com Ensino Superior Incompleto/Completo, 25% consideram votar nela e nenhum indivíduo declara voto com certeza.

Faixas salariais (em relação ao salário-mínimo):

- Na faixa de até 1 salário-mínimo, Rejania Souza recebe seu maior Índice, com 21,70% considerando votar nela e 2,13% declarando voto com certeza.

- Entre aqueles que recebem mais de 1 a 2 salários-mínimos, o potencial de voto é reduzido, com 14,29% considerando votar nela e nenhum indivíduo afirmando voto com certeza.

- Todos os indivíduos que recebem mais de 5 salários-mínimos afirmaram que não consideram e não votariam com certeza em Rejania.

12.4.5. Rejeição (Não votaria de jeito nenhum):

- A rejeição à candidata Rejania Souza é relativamente alta em todas as categorias analisadas. Destaca-se 46,43% de rejeição entre o público feminino, 60,42% entre o público com 60 anos ou mais e 100% entre aqueles que ganham mais de 5 salários-mínimos. O alerta acende quando apenas 20,21% dizem não conhecê-la o suficiente para opinar, o que indica rejeição sedimentada.

Recomendações:

Entender quais são os principais elementos que fazem com que sua rejeição seja alta, é imprescindível para Rejania tentar combater sua pouca aceitação e aumentar sua presença política de forma positiva. Uma pesquisa qualitativa seria ideal para começar este estudo, que seria potencializado com estratégias desenvolvidas por um profissional de marketing político, a fim de direcionar sua imagem potencializada para auferir maior capital político.

Apoios

Tina Monteles

Os dados indicam que Tina Monteles possui um potencial de influência considerável nas eleições municipais, com 59,57%. Em relação ao gênero, tanto o público feminino quanto o masculino mostram interesse em votar no candidato indicado pela Tina. Entre as mulheres, 27,14% afirmam que votariam com certeza, enquanto entre os homens esse número é de 22,54%.

Analisando por faixa etária, observa-se que a ex-prefeita Tina exerce maior influência entre os adultos de 45 a 59 anos com 29,11% afirmando que votariam com certeza em um candidato apoiado por ela.

Em relação à escolaridade, a ex-prefeita Tina possui um potencial de influência maior

entre aqueles que são analfabetos ou tem até o ensino fundamental completo, e aqueles com Ensino Superior Incompleto/Completo. Entre os indivíduos que são analfabetos ou têm até o ensino fundamental completo, 30% votariam com certeza no candidato indicado por Tina, e entre aqueles com Ensino Superior Incompleto/Completo, esse número é de 37,5%.

Analisando as faixas salariais, observa-se que a ex-prefeita Tina exerce maior influência entre aqueles que recebem até 1 salário-mínimo, com 26,38% afirmando votar com certeza no candidato indicado por ela. Entre aqueles que recebem mais de 5 salários-mínimos, o potencial de influência é muito alto, com 100% dizendo votar com certeza no candidato indicado por Tina Monteles.

Prefeita

O estudo mostra que a prefeita Vanderly Monteles possui um potencial de influência moderado nas eleições municipais, alcançando 45,39%. Entre as mulheres, 17,14% afirmam que votariam com certeza, enquanto entre os homens essa proporção é de 16,20%.

Analisando por faixa etária, observa-se que a prefeita exerce maior influência entre aqueles com 60 anos ou mais, com 29,17% afirmando votar com certeza no candidato apoiado por ela. Entre o público de 45 a 59 anos, esse índice é de 25,32% e para as faixas mais novas o número é significativamente menor, 9,48% entre os adultos de 25 a 44 anos e de 5,13% entre os jovens de 16 a 24 anos.

Em relação à escolaridade, a prefeita possui um potencial de influência maior entre aqueles que são analfabetos ou têm até o Ensino Fundamental Completo (18%), e com Ensino Médio Incompleto/Completo (15,52%). Entre os indivíduos com Ensino Superior Incompleto/Completo, 12,50% afirmaram votar com certeza no candidato indicado pela prefeita.

Analisando as faixas salariais, observa-se que a prefeita exerce maior influência entre aqueles que recebem de 2 a 5 salários-mínimos, com 54,55% declarando votar com certeza no candidato indicado por ela. Entre aqueles que recebem até um salário-mínimo esse índice é de 15,32%, já 14,29% dos que recebem mais de 1 a 2 salários-mínimos afirmaram votar com certeza no candidato apoiado pela prefeita, enquanto ninguém que ganha acima de 5 salários-mínimos disse que votaria em alguém apoiado por ela.

Ivanildo Monteles

Os dados revelam que a indicação do candidato por Ivanildo Monteles possui um potencial de influência de 40,78% nas eleições municipais. É relevante destacar que 46,81%

dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em um candidato indicado por Ivanildo.

Analisando por faixa etária, observa-se que a indicação pelo Ivanildo Monteles exerce maior influência entre aqueles com 60 anos ou mais, com 22,92% afirmando que votariam com certeza em um candidato indicado por ele, enquanto 22,78% dos adultos entre 45 a 59 anos disseram o mesmo.  Já entre os jovens de 16 a 24 anos esse índice é de (2,56%). Entre os adultos de 25 a 44 anos, o índice é de 9,57%.

Em relação à escolaridade, a indicação pelo Ivanildo Monteles possui um potencial de influência maior entre aqueles que são analfabetos ou têm até o Ensino Fundamental Completo (17,33%), e com Ensino Médio Incompleto/Completo (12,93%). Entre os indivíduos com Ensino Superior Incompleto/Completo, 6,25% afirmaram votar com certeza no candidato indicado por Ivanildo.

Ao analisar as faixas salariais, percebe-se que a indicação de Ivanildo Monteles exerce maior influência entre aqueles que recebem de 2 a 5 salários-mínimos, com 36,36% declarando que votariam com certeza no candidato indicado por ele. Entre aqueles que recebem até um salário-mínimo, esse índice é de 14,89%. Já entre aqueles que recebem mais de 1 a 2 salários-mínimos, 8,57% afirmaram que votariam com certeza no candidato apoiado por Ivanildo. Por outro lado, nenhum dos entrevistados que ganham acima de 5 salários-mínimos manifestou intenção de votar em alguém apoiado por ele.

Avaliação da Gestão Municipal

Em termos gerais, podemos observar que a prefeita possui uma aprovação de 70,56%, considerando a soma das respostas de "boa", "ótima" e "regular positivo". Isso indica que a gestão é avaliada de forma positiva pela maioria dos entrevistados.

No recorte de gênero, tanto homens quanto mulheres têm uma avaliação relativamente semelhante da gestão. As mulheres apresentam uma taxa de aprovação de 71,43%, enquanto os homens apresentam 69,71%. Esses números indicam que a gestão é percebida de forma positiva pela maioria dos entrevistados, independentemente do gênero.

Quando analisamos por faixa etária, podemos notar algumas variações. Os entrevistados mais jovens, entre 16 e 24 anos, apresentam a menor taxa de aprovação, com 56,28%. Por outro lado, os entrevistados com 60 anos ou mais têm a maior taxa de aprovação, com 81,25%. Essas diferenças podem ser atribuídas a diferentes expectativas e experiências dos entrevistados em relação à gestão municipal.

Em relação ao nível de escolaridade, observamos que os entrevistados com ensino superior incompleto/completo têm a menor taxa de aprovação, com 43,75%. Isso indica que aqueles com maior nível de educação tendem a avaliar a gestão de forma mais crítica. Por outro lado, os entrevistados analfabetos até o ensino fundamental completo apresentam a maior taxa de aprovação, com 72%.

Ao analisarmos as diferentes faixas salariais, podemos destacar que aqueles que recebem até 1 salário-mínimo têm a maior taxa de aprovação, com 69,52%. Enquanto isso, os entrevistados que recebem mais de 5 salários-mínimos não expressaram aprovação na gestão da prefeita.

Principais demandas

1. Saúde Pública: A demanda por melhorias na saúde pública é a mais mencionada, representando 39,72% das respostas. Os entrevistados expressaram preocupações com a falta de médicos e remédios na cidade, indicando a necessidade de investimentos e melhorias na infraestrutura da saúde.

2. Infraestrutura Municipal: A demanda por melhorias na infraestrutura municipal, como limpeza da cidade, iluminação, estradas e ruas, representou 15,96% das respostas. Isso destaca a importância de investimentos em infraestrutura básica para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

3. Educação Municipal: também é uma preocupação significativa, representando 11,35% das respostas.

4. Desemprego: representou 10,28% das respostas. Essa preocupação reflete a importância

de criar oportunidades de emprego e promover o desenvolvimento econômico local. Medidas como incentivos fiscais, capacitação profissional e atração de investimentos podem ajudar a enfrentar esse desafio.

Considerações

A cidade de Anapurus, segundo indica o estudo, tem um cenário político-eleitoral que aparenta estar consolidado, com Dr. Tânios apresentando expressiva vantagem sobre os outros nomes apresentados. Ele vence em todos os cenários pesquisados, independentemente do nome com quem dispute. É conhecido por uma parcela significativa da população, tem

relevante aprovação e o menor índice de rejeição deste estudo. Para fazer frente a ele, os outros possíveis candidatos devem investir em estratégias de marketing e comunicação, para buscar maior aproximação frente ao eleitorado e potencializar a imagem como alguém que vai trabalhar resolvendo as demandas da população. É importante ressaltar que há nomes que podem se destacar devido serem pouco conhecidos ainda, como é o caso de Jordan, que poderá crescer com o tempo caso realize um trabalho voltado para a difusão da sua

imagem política. Embora o cenário pareça consolidado, toda pesquisa é o retrato de um momento e, por isso, é necessário manter o monitoramento para avaliar mudanças e fazer correções de rumo. Vale destacar a excelente avaliação da gestão da prefeita, que poderá ser uma apoiadora com potencial de ajudar muito quem ela escolher, principalmente se conseguir associar o reconhecido trabalho de sua gestão ao candidato que ela decidir apoiar.

 

 

Relatório Completo pelo WhatsApp: 098 98912 7887